Começou a Copa de Liechtenstein, um torneio bem... pitoresco


São 17 títulos nos últimos 18 torneios. Ao total, em 70 edições, 43 conquistas e 13 vices. O monopólio, digno até mesmo de alguns estaduais no Brasil, é do FC Vaduz, principal clube do minúsculo principado de Liechtenstein, na Copa nacional. A Copa de Liechtenstein começou nesta semana, e preenche a lacuna de torneios neste país com área total de 160,4 km². E com uma série de excentricidades.

Por causa justamente do tamanho diminuto do país, e pelos poucos clubes em suas poucas cidades, os times de lá disputam as ligas suíças, tornando Liechtenstein o único país europeu filiado à Uefa sem um campeonato nacional. Só há a Copa, com 17 times, incluindo aí equipes B e C de alguns clubes. Isso, claro, provoca situações inusitadas, como quando, em 2010, o Eschen/Mauren goleou seu time B na semifinal (6 a 2).


USV Eschen/Mauren
Em 70 edições, o Vaduz foi finalista em 56, saindo com a taça em 43 oportunidades. E, desde 1998, só uma vez a equipe deixou de celebrar o torneio, quando perdeu a final para o Eschen/Mauren, nos pênaltis, em 2012. Nos últimos dois anos, foi campeão goleando na final (6 a 0 no mesmo Eschen/Mauren, em 2013, e 5 a 0 no Triesenberg, no ano passado). O domínio quase rendeu uma situação curiosa na edição passada. O Vaduz B chegou à semifinal e, só por um gol sofrido na prorrogação, não enfrentou seus companheiros da equipe profissional na decisão.

FC Balzers
Na edição que começou nesta terça, temos apenas cinco clubes profissionais na disputa. Os demais são times B ou C, utilizados para manter os garotos da base em atividade. O Vaduz é, como vocês podem imaginar, o único expoente do futebol do país, atuando na primeira divisão suíça e tendo disputado a Liga Europa até o começo do mês - justamente pelo título na Copa local. Balzers e Eschen/Mauren são os rivais, em teoria, mais próximos, mas aparecem apenas na quarta divisão na pirâmide suíça. Depois, o Triesen, na sexta, e o Schaan, na sétima, são os outros dois “profissionais”, se é que podemos chamar assim um clube da sétima divisão suíça, na briga.

FC Schaan
Nesta terça, o Schaan foi quem deu a maior goleada, fazendo 6 a 0 no time C do Balzers. Ao menos a equipe B dos derrotados fez bonito: avançou com 3 a 1 sobre o Triesen B. Nesta quarta, os profissionais do Balzers estreiam contra o Triesen, na luta pela 12ª taça na história da Copa - hoje, é o segundo maior vencedor, com uma desvantagem de 33 conquistas para o Vaduz.

FC Triesen
Será que chegou a vez de um time B avançar, pela primeira vez, à decisão? Saberemos em maio do ano que vem.
Share on Google Plus

Comente com o Facebook: