Eliminatórias da Oceania - parte II


Vai começar! A eliminatória da Oceania começa neste fim de semana e, após apresentarmos Ilhas Cook e Samoa, hora de sabermos um pouco mais sobre os outros dois participantes do quadrangular da primeira fase. Com vocês, Samoa Americana e a anfitriã Tonga.

Samoa Americana
Difícil falar do futebol da Samoa Americana sem lembrar os 31 a 0 para a Austrália, mas os 20 convocados para esta eliminatória querem deixar na memória um novo feito: a vaga inédita para a Copa das Nações, e consequentemente a segunda fase das eliminatórias. O conjunto de ilhas orientais das ilhas Samoa têm justamente nos vizinhos samoanos seus maiores rivais, e o confronto que virá no quadrangular é aguardado com ansiedade.
Jaiyah Saelua e Thomas Rongen: duas ausências da Samoa Americana para este ano
Na última rodada do quadrangular há quatro anos, a Samoa venceu a Samoa Americana por 1 a 0, com um gol já perto do fim da partida. “Eu me lembro daquele jogo e daquele dia como se fosse ontem. A memória ainda dói”, relata o presidente da federação norte-samoana, Feiivae Iuli. Mesmo assim, aquela campanha marcou a primeira vitória do país numa caminhada para a Copa, nos 2 a 1 sobre Tonga. Houve ainda um outro ponto ganho, no 1 a 1 com Cook.

Em 2011, Tonga perdeu o jogo contra os norte-samoanos

Agora sem o “miraculoso” técnico Thomas Rongen, a aposta é num nativo, Larry Mana’o, e em novos jogadores. Apenas seis atletas de 2011 seguem no time, incluindo aí o goleiro Nicky Salapu. Aos 34 anos, e único remanescente da equipe que levou 31 a 0 da Austrália, o veterano quer a vaga na próxima fase. “Tudo o que penso é jogar o melhor e fazer qualquer coisa para ajudar o time a vencer este torneio. Há quatro anos, foi uma experiência de aprendizado e agora tentaremos algo mais difícil”, afirmou.


Outro nome conhecido, mas que não está com a seleção desta vez, é Jaiyah Saelua, considerado o primeiro transexual a jogar em uma partida oficial da Fifa. A presença de Jaiyah há quatro anos foi um dos principais temas abordados pelo documentário “Next Goal Wins”, que acompanhou a trajetória da seleção à época.


Com uma preparação que começou ainda em julho, em Seattle - boa parte dos convocados vive nos EUA -, a seleção confia em uma campanha ainda melhor. Para mostrar que estamos mesmo em outros tempos para o futebol da Samoa Americana.


Tonga

Os anfitriões da primeira fase das eliminatórias têm um histórico até interessante em se tratando de jogos para Copas do Mundo. Em todas as cinco campanhas anteriores, a seleção saiu com ao menos uma vitória em todas, mesmo que sem avançar às etapas decisivas da disputa. Os triunfos, sete ao todo, vieram contra Ilhas Cook, Samoa e Samoa Americana, com quem Tonga tem boas e más lembranças.


Seleção de Tonga espera passar de fase desta vez
É graças aos norte-samoanos que Tonga não entrou para a história negativamente em jogos internacionais. Em 9 de abril de 2002, o time levou 22 a 0 da Austrália. Só que dois dias depois os australianos fizeram 31 nos norte-samoanos, tirando de Tonga o rótulo de maior goleada sofrida em partida de seleção à época.

Mas Tonga também a única seleção a ter perdido um jogo oficial de eliminatória para Samoa Americana, na campanha passada. A derrota minou a chance de a seleção avançar naquela oportunidade.


Em amistoso preparatório, Tonga levou 5 a 0 de Fiji
 Apesar disso, há perspectiva de melhora a longo prazo. Tonga é um dos poucos exemplos de conjunto de ilhas com campeonatos nacionais minimamente organizados, com dez times jogando a Major League. O Lotoha'apai United, maior campeão nacional, alcançou a Liga dos Campeões nos últimos três anos e, mesmo sem passar de fase, conseguiu três vitórias.

Na preparação para as eliminatórias, o time fez apenas dois jogos, ambos em Fiji. Contra a seleção nacional, uma dura derrota por 5 a 0. E, contra o Suva, um dos principais times do continente, Tonga conseguiu um aceitável 1 a 1. Boas lições para o técnico Fetuu Vea: “Levamos coisas muitas boas do tour em Fiji. Jogar contra a seleção deles foi algo diferente para nossos garotos, e eles não cometeram os mesmos contra o Suva”.
Share on Google Plus

Comente com o Facebook: