Conheça o brasileiro que "revelou" Jamie Vardy há quatro anos
Hoje em dia, ele é um dos nomes mais conhecidos do futebol mundial. Falar "Jamie Vardy" remete imediatamente a um dos principais nomes do incrível Leicester City, iminente campeão inglês de forma inédita nesta temporada. Mas, como você deve saber, Vardy demorou para explodir. Afinal, ele tem 29 anos e faz de 2015/16 sua grande temporada para os olhos do mundo.
Só que, há quatro anos, já tinha gente de olho no futebol de Jamie Vardy. Na verdade, gente brasileira. Estamos falando do jornalista @lucascanarie, dono do hoje extinto site Futebol Pub. Em abril de 2012, Lucas escreveu uma matéria sobre um atacante que balançava as redes com belos tentos pelo modesto Fleetwood Town, à época na quinta divisão inglesa. Resolvemos, então, upar aquele texto, e apresentar para vocês o Jamie Vardy versão 2012. Confere:
Para estrear na seção “Conheça o Jogador” o Futebol Pub escolheu um goleador nato. Mas não, ele não joga na Premier League, muito menos atua pelas quatro primeiras divisões inglesas. Estamos falando de Jamie Vardy, jogador sensação do pequeno Fletwood Town, campeão da Conference League, a quinta divisão.
Artilheiro do time da competição nesta temporada, Vardy marcou 31 gols em 34 partidas. Média de quase um gol por jogo. Mas antes de chegar no clube de Lancashire, o jogador que nasceu em Sheffield estufou as redes de muitos times na sétima divisão.
Desde os 16 anos no Stocksbridge Park Steels, Jamie fez sua estréia pelos Steels em 2007 e, depois de três temporadas, marcou 66 gols em 107 jogos. Contratado pelo Halifax Town em 2010, o goleador fez bonito conquistando a artilharia da Northern Premier League e sendo eleito o melhor jogador da temporada. Resultado: foi peça importantíssima no título do Halifax.
Antes de questionar Vardy com o argumento que jogar contra times semiprofissionais é mais fácil do que respirar, o garoto respondeu a fé depositada nele na atual temporada pelo Fleetwood Town. Engana-se quem pensa que o dono da camisa 33 seja do tipo centroavante trombador. Com “apenas” 1,78m, Jamie tem na velocidade e no bom posicionamento seus melhores atributos.
Foi com arrancadas fulminantes e chutes precisos que o inglês se deu bem na Conference League — titular no lugar do brasileiro Magno Vieira. Em seu cartel de lances bonitos, Vardy fez um gol do meio-campo contra o Ebbsfleet Town. Mas foi pela FA Cup que o atacante e winger chamou a atenção de grandes clubes.
Depois de ser peça importante na eliminação do Yeovil Town e marcar contra o Wycombe Wanderers, Vardy fez um belo gol contra o Blackpool na goleada sofrida pelos Trawlermens por 5 a 1, mas chamou a atenção dos treinadores ingleses. Após a partida, Ian Holloway — treinador do Blackpool — fez uma proposta de 700 mil libras por Vardy. O valor, altíssimo pelos padrões de equipes da Conference, foi recusado pelo Fleetwood.
Foi então que o assedio a Jamie começou a crescer. Rangers, Celtic, Crystal Palace, Leicester City, West Ham United, Southampton, West Brom e Wolverhampton foram especulados como possíveis compradores do atacante. A oferta mais alta veio do Fulham, que ofereceu um milhão de libras. Mesmo assim, Vardy ficou na pequena cidade de Fleetwood para levar seu time para a League Two.
Pode parecer mais uma falsa promessa do futebol inglês em meio a tantos e tantos casos, mas com a crise de poucas revelações consistentes no país criador do futebol, apostar em um jogador raçudo e talentoso pode fazer a diferença. O que sabemos é que logo, logo Vardy irá atuar em uma liga maior, e ai sim saberemos do seu verdadeiro potencial. Mas fica dica: ele pode vir a fazer gols no seu time.
Comente com o Facebook: