Goleiro que tomou gol surreal é suspenso do futebol por suposta fraude
Em setembro, um dos gols mais absurdos e inacreditáveis do ano aconteceu em um jogo da fase de grupos da Copa da Ásia sub-16, entre Uzbequistão e Coreia do Norte. O goleiro Jang Park, dos norte-coreanos, "aceitou" um gol numa bola vindo do arqueiro uzbeque. Pois bem: nesta sexta, Park e o técnico da equipe norte-coreana foram suspensos por, supostamente, o gol ter sido sofrido de forma proposital.
Park está suspenso por um ano do futebol, assim como Yung Jong Su, treinador do time, por "deixar o jogo em descrédito", conforme o anúncio oficial da Confederação Asiátca de Futebol (AFC, em inglês). Assim, o goleiro está proibido de jogar o Mundial sub-17, em outubro do ano que vem.
A AFC confirmou ainda multas tanto para o jogador, para o treinador e para a Federação de Futebol da Coreia do Norte. A entidade terá de pagar 20 mil dólares, enquanto Park pagará mil e Su cinco mil.
O polêmico gol abriu o placar da vitória do Uzbequistão por 3 a 1. Os uzbeques se classificaram em primeiro lugar na chave com o triunfo, mas cairiam no mata-mata para o Iraque (equipe que, em teoria, os norte-coreanos não gostariam de enfrentar). A Coreia, avançando em segundo, venceu Omã nos matas, antes de cair para o Irã nas semifinais. E, curiosamente, os iraquianos terminariam com a taça, ganhando do Irã nas penalidades.


Comente com o Facebook: