A vila do elefante está na história do futebol europeu


Imagine uma cidade europeia cujo símbolo é o elefante, com 750 habitantes, com uma empresa que domina a localidade e injeta dinheiro em um clube de futebol. Imagine então que esse clube obteve o acesso à primeira divisão nacional e, com isso, também garantiu lugar no livro dos recordes do Velho Continente. Esta é exatamente a história dos poloneses do Termalica Bruk-Bet Nieciecza KS.

Nieciecza tem apenas 750 habitantes, e o time local se tornou o de menor cidade a jogar uma elite na Europa. Isso por si só já seria curioso, mas há algumas coisas a mais para destacar. Fundado em 1922, o clube recebeu, há alguns anos, o patrocínio da Bruk-Bet, empresa de blocos de pavimentação local. O símbolo da Bruk-Bet é o elefante, que então acabou sendo implantado no clube. E, aos poucos, na cidade.


Esta pequena cidade, mas de grande símbolo, festejou nesta sexta-feira a primeira vitória de seu clube na elite nacional. Ela veio ainda com o primeiro gol do time em quatro rodadas: 1 a 0 no Zaglebie Lubin, graças a um gol do veterano eslovaco Pavol Stano, de 37 anos, que já jogou Liga dos Campeões com o Artmedia Petržalka. A partida aconteceu na cidade de Mielec.



Para ter condições de receber jogos da primeira divisão, o estádio Bruk-Bet está passando por um processo de ampliação e reformulação. Com capacidade para 2,2 mil pessoas, irá poder receber até 4,5 mil na Ekstraklasa, a liga nacional. Ou seja, seis vezes o número de habitantes na vila produtora de milho. Enquanto seu estádio é ampliado, o Nieciecza optou por jogar as três primeiras rodadas da liga fora de casa. Perdeu todos os jogos sem fazer gols.

Na quarta rodada, não teve jeito, e clube precisou escolher um campo neutro para atuar. Longe do Bruk-Bet e do seu "habitat natural". O estádio fica ao lado de vastas plantações de milho. No meio do milho, lá estão eles: elefantes - algumas estátuas do maior animal terrestre da atualidade foram construídas ao redor de Nieciecza, e isso inclui mesmo duas, uma de um adulto e outra de um filhote, ao lado do gramado do estádio do Termalica.


Se chegar à elite foi difícil, as primeiras rodadas mostram ao pequeno clube que permanecer é ainda mais complicado. Mesmo assim, vale aguardar para ver a festa de Nieciecza quando puder receber uma partida da primeira divisão. Será, com certeza, maior que os elefantes do estádio Bruk-Bet.
Share on Google Plus

Comente com o Facebook: