O time que mais entrou em campo para levar uma FA Cup


Embora democrática, a FA Cup também expõe o poderio econômico concentrador do futebol britânico. Difícil achar um campeão que não esteja entre os grandes - Arsenal, United, Liverpool, Chelsea… Fora desse grupo, pouquíssimos time ditos pequenos foram campeões, ultrapassando fase a fase até chegar a Wembley. Mesmo o Coventry City, campeão em 86/87, era da elite naquela temporada - terminou o campeonato inglês em 15º lugar.

Desde a fundação da Football League, em 1888, poucos times que não estavam na primeira divisão nacional conquistaram a Copa da Inglaterra. A maioria deles, inclusive, é, hoje, de clubes considerados grandes: West Ham, Southampton, Sunderland, WBA, Tottenham. O Notts County e o Wolverhampton, tradicionalíssimos, também foram campeões mesmo em divisões inferiores. Só que naquela época eles eram bem mais importantes.


Agora, se formos considerar o time que teve de passar por mais fases - ou seja, que entrou logo nas etapas qualificatórias e derrubou oponente a oponente até a final - o prêmio vai para o Barnsley. Em 1911/12, ele venceu o West Bromwich Albion. Isso na prorrogação do replay a dois minutos do final. E apesar de a competição, na época, possuir apenas seis fases, eles jogaram nada menos que cinco tira-teimas - incluindo a final. Ou seja, para erguer a taça, teve de entrar em campo 11 vezes. A decisão nem foi na casa do futebol inglês. As equipes duelaram no Bramall Lane Stadium, em Sheffield.


Curiosamente, aquela final aconteceu em um momento de muita comoção para os ingleses. Apenas cinco dias antes, o Titanic, que havia partido de Southampton, naufragava no Atlântico Norte deixando cerca de 1,5 mil mortos. E, em 18 de abril, o mundo conhecia a magnitude da tragédia, quando os sobreviventes chegaram a Nova York. Dois dias mais tarde, Barnsley e WBA empatariam sem gols e forçariam um replay para determinar o campeão. No jogo de volta, parte da renda foi destinada a uma fundação de ajuda às famílias que haviam perdido não só seus entes queridos, mas também boa parte de seus bens.O Barnsley está atualmente na League One, a terceira divisão inglesa. Olhem a ironia: junto a outros tradicionais, como Millwall, Wigan e Blackpool.
Share on Google Plus

Comente com o Facebook: