Goleiro, professor e acrobata: a magia da Copa revela Ricky Drury


Ricky Drury é apenas mais um entre tantos goleiros semiprofissionais do futebol inglês. Só que há histórias que apenas a Copa da Inglaterra pode proporcionar e confirmar a expressão "magia da Copa" usada por lá. E Drury foi notícia nos principais jornais do país por marcar um golaço de bicicleta no último minuto de acréscimo para manter o nanico Holbeach United, da nona divisão, vivo no torneio. Simples assim. Um entre tantos fatos - mas sem dúvida o mais espetacular deles - da quarta eliminatória da FA Cup.

Aos 25 anos, o goleiro divide seus treinos com outra profissão: é professor em uma escola primária na pequena Holbeach, cidade de dez mil habitantes no sul da Inglaterra. Aos 49 do segundo tempo, contra o Worcester, ele marcou o gol do 1 a 1. “É um tanto surreal. Ainda sinto que vou acordar amanhã e é tudo um sonho. Já vi e revi o lance. Não é algo que eu pratique. Foi um instinto acrobático e, felizmente, a bola entrou”, conta.


Mesmo sem praticar, o professor, goleiro e acrobata tem lá seus talentos. Ele conta que, antes de iniciar a carreira, jogava no meio-campo na várzea local, até que o goleiro de seu time não apareceu mais. Foi para o gol como quebra-galho e acabou ficando. Mesmo que, atualmente, jogue ainda em um time de várzea chamado Pinchbeck United... como meia.



Para Darren Jarvis, técnico do Holbeach, foi um momento mágico para um jogador que merecia viver algo intenso assim. “Jogadores especiais realizam grandes momentos em jogos e Ricky fez isso. O fato de ele marcar um gol de bicicleta é espetacular. Já vi goleiros marcando em ligas amadoras e também em alto nível, mas não tanto quando em condições tão dramáticas”, enfatizou. E por que é tão especial o gol do goleiro? Bom, o Holbeach é um dos nove times da nona divisão que venceram ou empataram e seguem na disputa, para disputarem ao menos mais uma partida na Copa.

E o adversário não era desprezível. O Worcester milita na sexta divisão e teve ótima participação (para seus padrões) na edição passada. Na ocasião, eliminou o Coventry, de três níveis acima, na casa deste por 2 a 1, antes de cair no replay (jogo de volta) contra o Scunthorpe, também da terceirona. “Foi um grande resultado para o clube e um grande dia para todos em Holbeach. O Worcester já foi surpresa na Copa, então eles sabem como nos sentimos agora”, vibrou Drury.



Entre outros resultados da quarta fase eliminatória - chamada, oficialmente, de “second round qualifying”, destaque para o Coleshill Town. Por quê? É o time que fez a maior goleada do torneio: 11 a 0 no Ellesmare Rangers, sendo que o primeiro gol do massacre é também o primeiro gol da edição 2015/16 da disputa entre clubes mais antiga do mundo. No domingo, o Coleshill fez 2 a 0 no Stamford, de duas divisões acima, e avançou mais um pouco.

Sporting Khalsa, Eastbourne Town, Hartley
Wintney e Blackfield & Langley são os outros times da nona divisão a já estarem garantidos na quinta eliminatória da FA Cup. Atualmente, estão jogando o torneio clubes da sexta à nona divisões. Na próxima fase, equipes da Conference, a quinta divisão, entram na disputa. Times como o de Drury dificilmente suportarão muito mais competindo com adversários profissionais, mais bem preparados física e taticamente, mas o que importa? É a magia da Copa.
Share on Google Plus

Comente com o Facebook: