Depois de a UEFA anunciar seus indicados para montar a seleção da temporada, fomos instigados a agir. Mas fomos direto para um time: criamos a seleção NSF, com nossos 11 destaques do ano europeu. Escolhemos um esquema bem ofensivo, o 3-4-3, com dois brasileiros.
Tem gente que você conhece, gente que não, gente que nem a gente sabia que já havia postado em algum momento de nossa timeline... Mas o que importa é a magia. Com vocês, nossos 11 destaques do ano europeu em 2015.
Goleiro:
Martin Hansen (ADO Den Haag/HOL)
O camisa 1 da nossa lista não atua exatamente na melhor defesa de seu país. Bem ao contrário: o Den Haag já levou 23 gols em 13 rodadas na Eredivisie, mas o goleiro dinamarquês de 25 anos colocou seu nome na história do clube por fazer um gol de letra nos acréscimos do jogo com o PSV. O empate por 2 a 2 veio graças a ele. E por isso merece um lugar aqui.
Defensores:
Desconhecido (Turnovo/MCD)
Se esta foi a defesa de ontem, essa aqui foi a de hoje. Do zagueiro do Turnovo, da Macedônia 👏🏻 pic.twitter.com/5Hv6J7rjwn
— Non Sense Football (@NSenseFootball) 28 outubro 2015
Nós não fazemos ideia do nome dele. E é até um desafio a vocês, nos ajudar a descobrir. Mas o que este defensor do pequeno Turnovo, da Macedônia, fez contra o Sileks, em jogo do campeonato nacional, merece aplausos. Salvou o time, que assegurou um pontinho precioso fora de casa com o 1 a 1.Aaron Pierre (Wycombe/ING)
Imagina a alegria desse garotinho fã do Wycombe! 👏🏻 Melhor comemoração da vida dele ⚽️🏃🏻 pic.twitter.com/dNSBKYinkF
— Non Sense Football (@NSenseFootball) 23 agosto 2015
O simples gol de Pierre no último lance do jogo do Wycombe contra o Dagenham, na quarta divisão inglesa, provavelmente não renderia a ele um lugar na nossa seleção. Mas o que vale é a comemoração: o pequeno gandula do time não se conteve e partiu pro abraço, participando da festa. Uma bela cena que a gente não poderia deixar passar.Bart van Hintum (Zwolle/HOL)
Quem disse que cobrar lateral direto pra área não funciona? O @peczwolle mostra que dá certo. Selo Delap de qualidade pic.twitter.com/gF6Q7ta1uG
— Non Sense Football (@NSenseFootball) 22 julho 2015
Rory Delap se aposentou, mas sua lenda segue viva em muitos laterais pelo mundo. A cobrança direta para a área pode funcionar se você enfrena uma defesa despreparada, e este foi, sem dúvida, o caso do Zwolle em um amistoso de pré-temporada. Sentimos falta de colocar um lateral, mas não achamos ninguém em grande destaque... então colocamos UMA COBRANÇA DE LATERAL. Genial, nós sabemos.Meio-campistas:
Allan Souza (Liverpool/ING)
Baita gol de Allan, vindo da base do Inter pro Liverpool sub-21 em amistoso ontem 👏🏻 pic.twitter.com/ia5jRooEAj
— Non Sense Football (@NSenseFootball) 29 agosto 2015
O meia-atacante cria do Internacional não teve tempo de mostrar futebol nos profissionais nos gramados brasileiros, e aos 18 anos já tem título nacional na Europa. Em um de seus primeiros jogos na base do Liverpool, anotou um golaço contra o Birmingham. Foi emprestado ao SJK, da Finlândia, e marcou um bonito gol em sua estreia. Anotaria mais um ainda e seria um dos bons nomes da conquista inédita do time na liga finlandesa. Joe Cole (Coventry/ING)
Belo gol do Joe Cole pelo @Coventry_City. O primeiro dele no clube. Só 33 anos... pic.twitter.com/4vUHdyzYSd
— Non Sense Football (@NSenseFootball) 3 novembro 2015
A presença de Cole aqui é quase uma homenagem. O experiente jogador, de 34 anos, segue jogando, embora talvez você nem lembre mais dele. Sem espaço no Aston Villa, foi emprestado por um mês ao Coventry, e marcou um golaço de falta digno dos bons tempos de seleção inglesa. A equipe tem boas chances de subir para a segundona por lá, e a ajuda de Cole, mesmo que por tão pouco tempo, pode ter sido bem importante.Richard Almeida (Qarabag/AZE)
Versão brasileira: RICHARD ALMEIDA! Golaço do brasileiro pro Qarabag vencer vencer o Young Boys 👊 #UEL pic.twitter.com/RCC4sdX4gX
— Non Sense Football (@NSenseFootball) 20 agosto 2015
O ex-jogador do Santo André está há três anos no Qarabag e é um dos ídolos da torcida do time azeri. Nesta temporada, já tem dez gols marcados, incluindo aí golaço contra o Young Boys (no vídeo), e o tento que definiu a vitória sobre o Anderlecht, em dois jogos pela Liga Europa. O Qarabag está disputando a fase de grupos do segundo principal torneio de clubes da UEFA.Michael de Leeuw (Groningen/HOL)
De Leeuw é, na verdade, segundo atacante, mas nos permitam esta improvisação, já que ele merece um lugar na seleção NSF. São cinco gols na temporada apenas, mas o último bem que poderia valer mais. Ao melhor estilo Eric Cantona, ele driblou a marcação do De Graafschap e encobriu o goleiro com um misto de força e jeito. Espetacular.
Atacantes:
Dom Vose (Wrexham/GAL)
Parem tudo e vejam o gol de Vose, do @Wrexham_AFC, contra o Gateshead hoje na quinta divisão inglesa 👏🏻👏🏻👏🏻 pic.twitter.com/HcyNsH2OBv
— Non Sense Football (@NSenseFootball) 14 novembro 2015
Dominic Vose tem só 22 anos e, mesmo assim, já acumula (contando a carreira na base) oito clubes em seu histórico. Mesmo sem conseguir se firmar por onde passa, o jogador do time galês, que disputa a quinta divisão do Campeonato Inglês, arrumou seu lugar em nossa lista não pelos nove gols feitos no Wrexham, mas especialmente por um no começo do mês. Contra o Gateshead, ele ignorou a existência dos defensores rivais, passou por todo mundo - incluindo aí um companheiro de time - e fez um gol de placa.Richie Allen (Salford City/ING)
Que golaço de Allen! Passou por todo mundo, tabelou e marcou. @SalfordCityFC 2-0 no Notts C. Resultado histórico pic.twitter.com/9essB1HVus
— Non Sense Football (@NSenseFootball) 6 novembro 2015
Richie Allen surgiu como promessa do ataque do Manchester United, mas nunca se firmou em clubes grandes. Atualmente, está em um clube que tem grande ligação com os Red Devils: o Salford é administrado pela histórica Classe de 92 do United. E, na Copa da Inglaterra, Allen mostrou tudo o que sabe pela equipe da sétima divisão, driblando a marcação do Notts County, tabelando e marcando o gol que classificou o time à fase seguinte.Romário Baró (Porto/POR)
Digamos que o Romário Baró, do @FCPorto sub-17, honrou seu primeiro nome. Golaço nos 6-0 Oliveirense 😂 pic.twitter.com/cWZ6pH84yJ
— Non Sense Football (@NSenseFootball) 21 outubro 2015
Baró tem só 15 anos, já atua em seleções de base de Portugal e vem se destacando no sub-17 do Porto. No meio de temporada dos jovens portistas, Baró, nascido na Guiné-Bissau, marcou um golaço digno de seu primeiro nome: contra o Oliveirense, deu dois chapéus e finalizou sem chances para o goleiro. Precoce? Talvez. Mas já fez gol mais bonito que os editores do NSF.
Comente com o Facebook: