Os campeões nacionais de 2016/17 - parte 4


Irlanda do Norte
Liga dos Campeões: Linfield (campeão pela 52ª vez, campeão da Copa)
Liga Europa: Crusaders, Coleraine, Ballymena United
Rebaixado: Portadown
Promovido: Warrenpoint Town 
Nota NSF: depois de perder o título norte-irlandês em 2015/16, o Linfield voltou com força total para recuperar a hegemonia no país, e conseguiu com muito suor. Acabou só dois pontos acima do Crusaders, assegurando sua 52ª taça de campeão nacional - é o segundo maior vencedor de campeonatos nacionais no mundo, atrás só do escocês Rangers (que tem 54).

Israel

Liga dos Campeões: Hapoel Be'er Sheva (campeão pela 4ª vez)
Liga Europa: Maccabi Tel-Aviv, Beitar Jerusalém, Bnei Yehuda (campeão da Copa)
Rebaixados: Hapoel Kfar Saba, Hapoel Tel Aviv
Promovidos: Maccabi Netanya, Hapoel Acre 
Nota NSF: depois de 40 anos, o Hapoel Be'er Sheva voltou a ganhar Israel com a conquista de 2016. A força foi mantida para o ano seguinte, e o clube de Beersheba foi bicampeão com sobras - 13 pontos a mais que o Maccabi Tel-Aviv. A dupla de ataque, com o nigeriano Anthony Nwakaeme e o israelense Ben Sahar, responsável por, somados, 28 gols na campanha vencedora, foi mantida e é a grande esperança para chegar à fase de grupos da Liga dos Campeões.

Itália

Liga dos Campeões: Juventus (campeã pela 33ª vez, campeã da Copa), Roma, Napoli
Liga Europa: Atalanta, Lazio, Milan
Rebaixados: Empoli, Pescara, Palermo
Promovidos: SPAL, Verona, Benevento 
Nota NSF: novidade zero em termos de campeão da Serie A. A Juventus levou pela sexta vez seguida. Surpresa mesmo veio na B: a Società Polisportiva Ars et Labor, ou apenas SPAL, voltará à elite depois de 49 anos graças a uma campanha de 78 pontos em 42 rodadas. Aliás, falando em surpresas, a Atalanta pegou uma vaga na Liga Europa, ao passo que teremos outro novato na Serie A para 2017/18: o Benevento, da cidade homônima de 60 mil habitantes, garantiu o acesso ao superar Spezia, Perugia e Carpi nos playoffs.

Liechtenstein

Liga Europa: Vaduz (campeão da Copa pela 45ª vez)
Nota NSF: não é um campeonato - já que não existe um em Liechtenstein, mas vale vaga europeia, então entra aqui. A Copa de Liechtenstein terminou, pela 45ª na história e quinta oportunidade consecutiva, com o Vaduz campeão, o que lhe garante vaga na Liga Europa. Como sempre, ante rivais amadores, a campanha de três jogos foi arrasadora: 11 a 0, 18 a 0 e, na final, 5 a 1.

Luxemburgo
 Liga dos Campeões: Dudelange (campeão pela 13ª vez, campeão da Copa) 
Liga Europa: Differdange, Fola Esch, Progrès Niederkorn
Rebaixados: Rumelange, Käerjéng, Jeunesse Canach
Promovidos: Esch, Rodange, Hostert
Nota NSF: o campeonato do "pofexô" terminou de forma bem disputada, com o Dudelange e o Differdange separados apenas no saldo de gols ao fim de 26 rodadas. Melhor para o primeiro, que ganhou a liga pelo segundo ano seguido. A curiosidade, já falando de 2017/18, é o Progrès Niederkorn: o quarto colocado do Luxemburguês eliminou o Rangers da Liga Europa, na primeira grande zebra do futebol europeu na nova temporada.

Malta

Liga dos Campeões: Hibernians (campeão pela 12ª vez)
Liga Europa: Balzan, Valletta, Floriana (campeão da Copa)
Rebaixado: Pembroke Athleta
Promovido: Naxxar Lions
Nota NSF: o Hibernians, dos brasileiros Jackson Lima, Rodolfo Soares, Marcelo Dias, Jorginho e Renan, ganhou o Maltês com sete pontos de vantagem para o Balzan, confirmando sua segunda conquista nos últimos cinco anos. Por sinal, Jorginho, ex-jogador do Bahia, foi o segundo goleador da sua equipe na campanha do título, com 11 gols em 33 rodadas.
Share on Google Plus

Comente com o Facebook: