Vem aí mais uma Europa League: confira os destaques da 1ª fase


A última semana de junho marca o início de mais uma Europa League, que terá a participação de 96 clubes só na fase preliminar. Neste momento, os campeões das copas nacionais, os segundos e terceiros dos campeonatos começam a árdua luta para chegar nos grupos - são quatro etapas eliminatórias antes de 48 times começarem a, efetivamente, sonhar com uma grande campanha.

Você já notou que são muitos clubes. Alguns deles, porém, bastante conhecidos já entram na primeira fase. Casos dos escoceses Aberdeen e Hearts, do dinamarquês Midtjylland (que chegou a vencer o Manchester United na edição passada) e o israelense Maccabi Tel Aviv (que jogou a fase de grupos da Champions na última temporada).

Em contrapartida, cinco novatos terão suas primeiras viagens internacionais oficiais. São eles o Llandudno e o Connah's Quay Nomads (Gales), o Infonet (Estônia), o Spartak Myjava (Eslováquia) e o Radnik Bijeljina (Bósnia).

Kairat, uma das zebras dos mata-matas de 15/16, volta à UEL
Dentro de campo, teremos também alguns nomes conhecidos participando da intensa disputa da primeira fase preliminar. Andrey Arshavin e Anatoliy Tymoshchuk, que jogaram a Champions com o glamour de Arsenal e Bayern de Munique, desta vez têm sonhos bem mais modestos, ainda que no cada vez mais cheio de investimento futebol cazaque. Ambos jogam no Kairat Almaty, de boa campanha na Europa em 2015/16 - passou por Estrela Vermelha e Aberdeen, antes de cair para o Aberdeen.

Aberdeen que também conta com jogador importante: Neil McGinn, que participou da campanha norte-irlandesa na Eurocopa, é o cara do meio-campo dos Dons. Já o israelense Yossi Benayoun, ex-Liverpool e Chelsea, segue fazendo seus golzinhos agora pelo Maccabi Tel Aviv, após uma temporada no Maccabi Haifa.

Tommasi jogou a UEL 15/16 pelo La Fiorita
Destaques na temporada passada, veteranos do mundo da bola como Fabrizio Miccoli e Damiano Tommasi, desta vez, confirmaram a aposentadoria mesmo. Miccoli fez dois gols na última UEL, incluindo um contra o West Ham, jogando pelo maltês Birkirkara. Já Tommasi retornou da aposentadoria para dois jogos pelo La Fiorita, de San Marino, que perdeu para o Vaduz - mas Tommasi fez o seu golzinho.

Erick Flores em ação pelo Kukesi
Mas e quanto a brasileiros? Há alguém na primeira fase? Mas é claro. O recorde em termos de números de tupiniquins vai para dois clubes: o Kukesi, da Albânia, e o Hibernians, de Malta, têm seis oriundos daqui. De todos eles, o mais conhecido é Erick Flores, ex-Flamengo, que vai para sua segunda temporada no futebol albanês.

Ao total, são 48 brasileiros nos 96 clubes da primeira eliminatória da Europa League. Confira a lista completa e, claro, fique de olho na nossa cobertura!

- Jairo e Aílton (Neftchi-AZE)
- André Alves (AEK-CHP)
- Paulo Vinícius (Videoton-HUN)
- Igor Rossi (Hearts-ESC)
- Dodô, Rafael Santos e Ricardinho (Qabala-AZE)
- Isael e Bruno Soares (Kairat-CAZ)
- Deleu (Cracovia-POL)
- Claudemir (Beitar-ISR)
- Erick Flores, Jean Carioca, Mateus Lima, Birungueta, Felipe Hereda e Felipe Moreira (Kukesi-ALB)
- Lucas Piasentin e Tiago Galvão (Cukaricki-SER)
- Hélio, Alex Bruno e Talles Cunha (Zimbru-MDA)
- Daniel Bamberg (Breidablik-ISL)
- Wagner (Siroki Brikeg-BOS)
- Tom (Beroe-BUL)
- Juninho (Domzale-ESL)
- Dário (Kapaz-AZE)
- Carlinhos Rech, Victor Juffo e Stênio Jr (Shkendija-MCD)
- Diego Ferraresso (Slavia Sofia-BUL)
- Myke (MTK Budapeste-HUN)
- Jackson Lima, Rodolfo Soares, Marcelo Dias, Jorginho, Gilmar, Jorge (Hibernians-MLT)
- Ricardo (RoPS-FIN)
- Jildemar e Jhonatan (Teuta-ALB)
- Diego Assis (Mariehamn-FIN)
- Felipe (Spartaks Jurmala-LET)
- Filipe (Partizani-ALB)
- Laércio (Banants-ARM)
- Pedrinho e Alan (Balzan-MLT)

Share on Google Plus

Comente com o Facebook: