Duas copas inglesas decidiram finalistas. Sabe quais?


Não só o Leicester festejou a manutenção da liderança na Premier League ou o Manchester United vibrou com o golaço de Rashford no clássico contra o City. Outras quatro torcidas, muito menos numerosas, tiveram motivos de sobras para sorrir na Inglaterra no último fim de semana. São as torcidas dos finalistas de duas copas nacionais que terão suas finais disputadas no mesmo dia, num grande evento no mítico estádio de Wembley. Todos os clubes, aliás, buscando conquistas inéditas.

A FA Trophy é uma copa disputada por 276 clubes, dispostos entre a quinta e a oitava divisões inglesas. Nesta temporada, nada de surpresa para a final: Grimsby Town e Halifax Town, ambos da National League (a quinta divisão) vão se enfrentar em Londres.

Já a FA Vase é ainda mais roots. Ela serve como uma rara chance de título a 535 clubes amadores da nona à oitava divisões. Nesta temporada, Hereford e Morpeth Town, ambos da nona, vão em busca de uma taça inédita.

Em 2015, o North Ferriby surpreendeu e levou a FA Trophy
Apesar de ter times profissionais da quinta divisão na disputa, a FA Trophy dá chance para semiprofissionais e amadores também tentarem a sorte. O Corinhian-Casuals talvez seja o caso mais conhecido de clube amador que joga o torneio - na atual temporada, o inspirador do Corinthians chegou até longe, sendo eliminado após quatro fases.

Se desta vez nenhum time de baixo alcançou as finais, a temporada passada foi um dos maiores exemplos de zebra que poderíamos ter: o North Ferriby, da sexta divisão, superou o Wrexham, da quinta, nos pênaltis para obter um título inédito.

Ao longo da história, por sinal, clubes hoje estáveis dentro da Football League - a liga que comanda a segunda, terceira e quarta divisões - já estiveram em finais de FA Trophy. Casos, por exemplo, de Newport County, Burton Albion e Wycombe.


Para 2015/16, teremos dois times tentando o primeiro título do torneio. O Grimsby eliminou o Bognor Regis Town (da sétima divisão) e volta à final após perder em 2013. O Halifax passou pelo Nantwich (também da sétima) e alcançou a decisão pela primeira vez, para festa de seus torcedores (acima, e também na foto de abertura do post). A partida acontecerá no dia 22, logo após o jogo final da FA Vase.

Esta competição, por sua vez, terá um finalista com uma rica história para o padrão de clubes que a disputam. O Hereford FC é o clube "substituto" do Hereford United, que já jogou até segunda divisão, nos anos 1970, e que faliu em 2014. Vai ser a primeira grande decisão do novo clube, que tenta retomar as glórias do antigo, fundado em 1924.



No sábado, o Hereford bateu o Salisbury, fora de casa, com forte presença de seus torcedores. Sim: mesmo em nível amador, o clube não perdeu seus fãs, que acompanharam de perto o triunfo por 2 a 1. O adversário em Wembley será o Morpeth Town - que, para termos uma ideia, joga num campo que tem 100 lugares para torcedores sentados.

O Highweymen, como é conhecido o Morpeth, foi fundado antes, em 1909, mas nunca jogou em níveis profissionais. Mesmo pequeno, a regra é a mesma que vale para o Hereford: não pense que o clube não tem fieis seguidores. São poucos, mas que fizeram uma festança após a equipe bater o Bowers & Pitsea.

São duas taças que dão chance a torcidas que, em geral, não costumam celebrar conquistas que apareçam para o país ver. Wembley vai receber bons públicos para as duas finais, e a Inglaterra vai ficar sabendo um pouco mais sobre Grimsby, Halifax, Hereford e Morpeth. E nós também.

Fotos: reprodução/Twitter e Getty Images
Share on Google Plus

Comente com o Facebook: